Publicidade

22 de abril de 2013

Pescadores prometem novos protestos contra Terminal de Regaseificação

Lideranças de comunidades de pescadores situadas na área de influência doTerminal de Regaseificação da Petrobras (TR-BA) prometem intensificar os protestos contra a instalação do empreendimento, localizado na Baía de Todos-os-Santos. Na última quinta-feira (18), mais uma reunião entre representantes da petrolífera brasileira com os representantes dos pescadores, no prédio da Universidade Petrobras, localizado na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, terminou sem acordo. 

Os pescadores das ilhas de Bom Jesus dos Passos, dos Frades e de Maré pedem contrapartidas efetivas para as comunidades do entorno da obra e a implantação de programas sustentáveis de pesca, como forma de minimizar os impactos causados pelas obras de implantação do terminal. “Estamos tentando de uma boa forma, em uma mesa de diálogo, com paciência ainda, negociar junto a eles. Mas eles estão levando no descaso”, acusou, em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da colônia de pescadores das Ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades, Antonio Jorge Teixeira. Segundo o dirigente, os pescadores solicitaram à Petrobras como contrapartida a regularização das embarcações pesqueiras, dois salários míninos, durante dois meses, para cada tripulante de cada embarcação, além de combustível para que os barcos possam navegar em uma distância superior a atual, já que os pescadores estariam prejudicados com as obras do TR-BA. “Nós não somos contra o empreendimento. O progresso está aqui para ser feito. Mas que não só a Petrobras ganhe, mas as comunidades tenham a sua compensação pelos prejuízos que o terminal está causando”, cobrou. De acordo com Teixeira, a obra tem comprometido o sustento de centenas de famílias. “A Petrobras com o seu empreendimento empata as famílias de tirar seus sustentos. Pescadores deixam de pescar perdendo seus aviamentos. Marisqueiras deixam de pescar à noite. As lanchas [da Petrobras] passam em alta velocidade, o que contribuem para virar as canoas. Então, a partir do momento que você não pesca, não tem pescado. E tudo isso é prejuízo. E como é que esse povo todo conseguirá se sustentar?”, questionou.

O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a Petrobras, mas os responsáveis pelo terminal não foram localizados no fim de semana. "Se continuar isso iremos para um novo movimento. Fizemos um movimento com cerca de 100 embarcações. Nós não estamos querendo isso, preferimos um acordo. Mas, agora, se formos para cima será seguro", prometeu.

Fonte: Bahia Noticias por David Mendes
Publicidades