Publicidade

26 de julho de 2012

Projeto da Secretária de Educação traz de volta a Filarmônica da Ilha

Nova formação da Filarmônica União dos Artistas
Foto: Facebook

A Filarmônica União dos Artistas da Ilha de Bom Jesus dos Passos, que já estava parada há mais de 40 anos, retomou as atividades, com nova formação, desde setembro do ano passado, por meio do Projeto Filarmônica nas Escolas, da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).
O projeto veio inicialmente para a Escola Drº Antônio Carlos Magalhães, mas por solicitação do secretário João Carlos Bacelar, foi aberto à população, culminando assim com o resgate da Filarmônica. “A princípio era só para os alunos da escola, mas a pedido do secretário abriu para toda a população”, disse o administrador público, músico e professor da nova Filarmônica, Josias Monteiro.
Segundo o professor, a turma é bastante empenhada, trabalham muito e demonstram muito interesse e força de vontade. As aulas teóricas tiveram início em setembro de 2011 e as aulas práticas começaram com a chegada dos instrumentos no dia 30 de março desse ano. Mas, apesar do pouco tempo com os instrumentos, já tocaram na Procissão de São Pedro e no Desfile ao 2 de Julho.
Josias vê bastante futuro nos novos músicos. Ele destacou como exemplo, o jovem Vinicius Sacramento, que toca Sax Barítono. Eles já pensam em deixá-lo como uma segunda pessoa a frente da banda, o contramestre, por ele ter se desenvolvido bem. O professor acredita que todos eles serão bons músicos.
A partir de fevereiro de 2013, após a nova Filarmônica estrear completamente (possivelmente nas festas ao Padroeiro), o projeto vai contar com a inserção de dois novos projetos: o primeiro de Edição de Partituras, onde os músicos aprenderão os programas para fazerem as partituras no computador, e posteriormente a Oficina de Reparos dos Instrumentos, para que os mesmos possam reparar seus instrumentos quando precisar.
Ainda não tem nenhum acerto para a Filarmônica tocar nas festas de Senhor dos Passos, mas o professor adianta que já houve várias conversas com os responsáveis e que vêm trabalhando só músicas religiosas para que os novos músicos sejam capazes de tocar, mas não tem dúvida que eles já estão prontos.



Reforma da Sede


A Sociedade Beneficente e Musical União dos Artistas, popularmente conhecida como Sede, está passando por uma reforma para atender melhor a necessidade da Filarmônica.
Sociedade Beneficente e Musical União dos Artistas (Sede)
Foto: Facebook
O espaço, usado pelo professor Josias Monteiro para ensinar e ensaiar com os novos músicos, é o mesmo que há mais de 40 anos era usado pelos antigos, e, segundo o Estatuto, documento recuperado sobre a propriedade, pertence a Filarmônica União dos Artistas, mas sempre serviu a comunidade como um espaço para eventos. O professor informou que o local vai continuar servindo a população, mesmo com o retomada da Filarmônica.
Após a reforma, que já começou desde ontem (26/07) e tem previsão de entrega para 60 dias, algumas mudanças acontecerão. A Sede terá um presidente, este será escolhido por meio de votação entre os sócios. Segundo informações de membros da nova Filarmônica, qualquer morador poderá se associar, desde que pague uma mensalidade ainda sem valor estipulado
A obra, que é uma consequência do resgate da Filarmônica, é um serviço da Secult. A mão de obra contratada conta com a participação de alguns dos músicos, que aceitaram a oportunidade dada pela secretária e serão pagos para trabalhar na reforma.


Por Silvana Pereira
Publicidades