Publicidade

25 de abril de 2011

Situação caótica de Salvador é destaque na revista Carta Capital

Texto relata principais problemas da cidade:
trânsito; abandono do Pelourinho; e barracas de praia


O que todos os soteropolitanos vivenciam e estão cansados de saber, enfim, ganhou a mídia nacional. Salvador, uma das mais belas cidades do Brasil está abandonada, tomada pelo caos, pela bandidagem, pelo lixo e pelos constantes engarrafamentos. Com o título de “Acorda, Salvador”, a revista “Carta Capital” traz uma extensa reportagem criticando os principais problemas da cidade e a inércia do prefeito João Henrique (PP).

Da Orla ao Pelourinho. Os lugares que antes encantavam baianos e turistas, que tinham o poder de atrair visitantes à cidade, dão a tônica do abandono das belezas históricas e naturais da boa terra. Para piorar, Salvador perdeu o posto de capital do Nordeste mais visitada pelos turistas. De acordo com uma pesquisa, Fortaleza, no Ceará, cresceu na sombra do declínio soteropolitano.

“Além da segurança e da limpeza urbana, preocupações constantes em Salvador, três temas fazem os tranquilos baianos esquentarem a cabeça ultimamente: a sujeira e desorganização da orla marítima, o abandono do centro histórico e o trânsito. Como se fosse pouco, o prefeito teve as contas de 2009 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município, com quem trava uma disputa judicial. No início do mês, o prefeito conseguiu uma liminar para anular o parecer do TCM, que o acusa de uma série de irregularidades lesivas aos cofres públicos. Se as contas forem mesmo recusadas, ele se tornará inelegível por oito anos”, destaca o texto da jornalista Cynara Menezes.

Pelourinho e Orla
As barracas de praia foram ao chão, o Pelourinho, que foi tema de vasta reportagem do Portal da Metrópole, está sujo, tomado por pedintes e usuários de crack. O medo afasta não apenas o morador da capital, mas também o turista, que antes vislumbrava o local como porta de entrada da cidade. “Integrantes da prefeitura, do governo e representantes dos lojistas dizem que o Pelourinho ‘pegou fama’ de local inseguro, onde proliferariam gatunos à espera de uma distração para roubar objetos como câmeras, correntes e relógios”, alerta. ----------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Trânsito
E o trânsito? Esse tem causado dor de cabeça diária aos cidadãos da cidade da Bahia. O metrô “calça-curta” também é lembrado como um dos principais imbróglios de Salvador. A verdade é que enquanto a prefeitura e o governo não se entenderem quanto às intervenções que precisam ser feitas no sistema viário da capital, o soteropolitano ainda vai ter muito que se estressar e esperar nos engarrafamentos. Na falta de BRT ou VLT e até mesmo de um metrô que vá além dos 6 ou 12 quilômetros projetados, Salvador vai se afundando em problemas e vendo as soluções para tais engarrafadas nas mãos dos governantes. ------------------------------------------
-------------------------------------------------------

Fonte: Erick Issa - Portal da Metrópole
Publicidades