Publicidade

31 de março de 2011

Casos de meningite voltam a preocupar população de Salvador

Nos últimos dez dias, quatro crianças foram internadas, com sinais de meningite meningocócica, no Hospital Couto Maia. Uma delas, Emanuelen Santana Souza, de nove anos, moradora do bairro de Valéria, não resistiu e morreu. Conforme informações da Tribuna da Bahia, o óbito foi confirmado no dia 20 deste mês. Segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), esta foi a quinta morte provocada pela doença meningocócica na capital baiana em 2011. A menina estudava na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, em Valéria, local em que a situação é considerada crítica.

Na última segunda-feira, um menino de oito anos que também estuda na instituição de ensino deu entrada no Couto Maia com suspeita de meningite. O quadro de doença meningocócica foi confirmado por exames laboratoriais e a criança está internada em estado grave, isolada dos demais pacientes.

De acordo com pais de alunos da escola, uma terceira criança que também estuda no local apresentou sinais da doença na última terça-feira e foi encaminhada para o Couto Maia. A Sesab afirmou desconhecer este caso, mas admitiu a internação de uma garota de 14 anos, moradora do bairro do Uruguai, que também teve o quadro de meningite meningocócica confirmado.

Valéria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que equipes da Vigilância Epidemiológica do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria estiveram na casa de Emanuelen na última terça-feira para fazer a quimioprofilaxia, série de medidas adotadas para evitar a propagação de doenças infectocontagiosas. O procedimento também foi realizado na escola, onde 75 pessoas, entre vizinhos, alunos e funcionários, receberam tratamento à base de antibióticos.

As equipes de saúde do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria também realizaram ações educativas na escola, através de palestras, visando esclarecer sintomas da doença e orientar a busca precoce por atendimento médico para quem apresentar sinais da doença.

De acordo com o jornal Tribuna, a SMS fará uma nova sessão de quimioprofilaxia, que deve ser realizada hoje, em virtude da confirmação de mais um caso da doença na unidade de ensino.

Fonte: Portal da Metrópole
Publicidades