Publicidade

4 de fevereiro de 2011

Moradores de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana e terão atendimento dermatológico

Numa iniciativa conjunta da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba), Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e Secretaria de Saúde do Município de Salvador, está sendo realizada uma campanha emergencial de prevenção do câncer de pele nas pessoas com albinismo, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar estas pessoas para a necessidade de proteção contra os raios solares, além de assegurar o atendimento dermatológico e distribuição dos protetores solares em quantidade necessária ao uso mensal.

Como estratégia da campanha, amanhã e depois (quinta e sexta-feira), as pessoas com albinismo residentes nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana terão acesso a atendimento especializado e receberão protetor solar. Aquelas que forem diagnosticadas com lesões suspeitas de câncer de pele ou outras doenças dermatológicas serão encaminhadas para o tratamento necessário.

Embora a ação seja voltada prioritariamente para as pessoas com albinismo, o atendimento nas ilhas será assegurado também às pessoas previamente identificadas e triadas pelos agentes de saúde comunitária que atuam nas localidades. Segundo Joselito da Luz, membro da Apalba e coordenador da campanha, existem de cerca de 20 pessoas com albinismo nas localidades, algumas com lesões pré cancerígenas, sem acesso regular à uma assistência mais especializada.

ESTRATÉGIA

A fim de viabilizar o atendimento nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana, a Sesab disponibilizou duas dermatologistas do Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM), que atuarão das 9 às 16 horas, nas unidades de Saúde de Família daquelas localidades. Amanhã (27), as equipes estarão em Bom Jesus dos Passos, onde também serão atendidos os pacientes de Paramana. Na sexta-feira, a ação acontecerá na localidade de Bananeiras, na ilha de Maré, contemplando também a clientela de Praia Grande.

A campanha de prevenção do câncer de pele nas pessoas com albinismo foi iniciada com a realização do I Seminário sobre Albinismo, voltado para o treinamento de técnicos dos 12 Distritos Sanitários de Salvador e de quatro equipes da estratégia de Saúde da Família do Subúrbio Ferroviário, visando capacitá-los para o cadastramento, triagem, atendimento especializado e acompanhamento das pessoas com albinismo no município de Salvador. A capacitação aconteceu no HEDRM, no último dia 14 de janeiro.

Publicidades