Publicidade

4 de fevereiro de 2011

Falha em sistema de proteção provocou pane de energia no Nordeste, diz Chesf

A queda de energia ocorreu devido a uma falha em um circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco


A queda de energia que atingiu os estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) ocorreu devido a uma falha em um circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. A informação foi confirmada à equipe do Correio24horas pelo diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud, em contato telefônico. Arnaud ainda explicou que a subestação afetada possui seis linhas de grande porte que movimentam 500 mil wolts em alta tensão.

"Houve uma falha em um componente eletrônico já identificado pelos técnicos e que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ordem, esse componente transmitiu uma mensagem para desligar toda a instalação. Com o sistema desequilibrado, os impactos foram sentidos em usinas como Paulo Afonso e Xingó. As únicas que não foram afetadas são as de Sobradinho e Boa Esperança", afirmou.

De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos e os trabalhos começaram desde o momento em que a falha foi verificada, às 23h20. Ele ainda informou que, seguindo uma determinação da operado nacional, um relatório será realizado para investigar como o problema aconteceu e encontrar uma maneira de evitar novas interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Publicidades