Publicidade

3 de dezembro de 2010

Chegada do verão pode aumentar a conta de luz; veja algumas dicas

Com a chegada do verão é comum o aumento da conta de energia. Ventiladores e ar condicionado são itens que são utilizados com uma frequência maior e com o reajuste ocorrido em abril deste ano, a conta pode vir alta demais.

Segundo informações da Coelba, o consumo médio mensal do último verão (novembro de 2009 a março de 2010), por exemplo, foi 5,2% maior que o consumo médio mensal de energia dos meses de abril a outubro de 2010.

Para evitar muitos gastos com a conta de luz, confira algumas dicas de economia.

Iluminação - utilize as lâmpadas fluorescentes (duram mais e gastam menos energia) e de voltagem compatível com a rede local da Coelba; apague as luzes que não estiver utilizando; pinte as paredes internas com cores claras e durante o dia evite acender as luzes e abra as janelas e cortinas.

Ferro elétrico - Acumule a maior quantidade de roupa possível para ligar o ferro apenas uma vez.

Máquina de lavar - Só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante, economizando água e energia; mantenha o filtro sempre limpo; seque as roupas no varal e não na secadora.

Chuveiro elétrico - É um dos equipamentos que mais consome energia; evite seu uso no horário de pico (18 às 21h); nos dias quentes, deixe a chave na posição “verão” ou tome um bom banho frio. Feche a torneira ao se ensaboar. Limpe periodicamente os orifícios de saída de água.

Ar condicionado - Mantenha portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver funcionando; evite o frio excessivo, regulando o termostato; antes de comprar, avalie a opção do ventilador de teto ou um portátil para atender sua necessidade.

Geladeira e freezer - Prefira os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia; coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes (mínimo 15 cm), longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol; guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez; Evite abrir a porta por tempo prolongado, pois a entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais; Arrume os alimentos de forma que você possa encontrá-los rapidamente; Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos, pois dificulta a circulação interna de ar; Não guarde alimentos ou líquidos quentes; Descongele o freezer periodicamente para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro; Conserve limpas as serpentinas (grades) de trás do aparelho e não as use para secar panos ou roupas; Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, o ideal é esvaziar a geladeira e o freezer e desligar da tomada; Mantenha as borrachas de vedação da porta em perfeito estado, evitando fuga de ar frio; Durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima.

Fuga de energia - Outra dica importante é observar se em casa está havendo fuga de energia. Para verificar a ocorrência faça o teste: Desconecte todos os eletrodomésticos das tomadas, e desligue toda a iluminação; Mantenha ligadas as chaves de fusíveis e/ou disjuntores localizadas no quadro de distribuição; Verifique se o disco do medidor está girando; Se o disco estiver girando, está havendo fuga de energia ou um defeito no medidor; Para localizar a falha, desligue a chave ou disjuntor geral e aguarde 10 minutos antes de verificar o disco do medidor; Se o disco parar, há fuga de energia proveniente da instalação elétrica. Procure um eletricista capacitado; Se o disco não parar, o defeito pode ser no medidor. Entre em contato com a Coelba no número 0800 071 0800.

Fonte: Aline Barnabé - Portal da Metrópole
Publicidades