Publicidade

10 de dezembro de 2014

O ACOMPANHAMENTO

O Acompanhamento - Procissão Marítima de Nossa Senhora dos Navegantes - é com certeza a festa mais esperada pelos moradores e veranista desta ilha maravilhosa.  

Todos, sem exceção, esperam com muita angustia essa festa que mistura o profano com a fé. E cada dia que passa ou a cada mês que vai findando começa a contagem regressiva para a grande festa.

É sem sobre de dúvida umas das festas mais lindas que já pude participar e tento sempre participar, seja acompanhado pelo mar ou esperando na terra.

 
Com certeza acompanhar pelo mar é mais bonito e com muito mais curtição, mas que não tirar a sua beleza e curtição quando você espera ansioso a chegada da procissão na Ilha.

Ver mais de 200 barcos, lanchas e catraias etc chegarem junto com o barco da Santa é uma das coisas mais belas de se admirar. É emocionante. Da mesma forma quando você vem dentro de um dos barcos e ver mais de 500 pessoas admirando a chegada da procissão marítima.

Depois de tanta curtição o profano se junta a verdadeira fé com chegada da Nossa Senhora dos Navegantes no cais de Chico e com a realização da Procissão Terrestre dentro da Ilha, em que os moradores, veranistas e até turistas se reservam carregando a charola de Nossa Senhora.

E os festejos não param, são 04 dias de muita fé misturado com o profano. Inicia-se com a Procissão Marítima de Nossa Senhora, no outro dia tem a missa pela manhã e a tarde tem a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, no outro dia novamente a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e finalizando no último dia com a Procissão de São Benedito e no mesmo dia uma das coisa mais emocionantes desta festa, a Subida -  que é o retorno da imagem do Senhor dos Passos ao seu altar levado por sua mãe, N. Senhora dos Navegantes - finalizando os Festejo da Ilha de Bom Jesus dos Passo. 



Por isso, todo ano, EU CONTO OS MESES, OS DIAS E AS HORAS SÓ PARA VER CHEGAR ESSA GRANDE FESTA! 
 Por Felipe Sant'Anna

  







Publicidades