Perigo na Ponte: A degradante situação da ponte e do cais de chico.
Para quem frequenta a ilha a situação dos pier´s da ilha não é novidade, risco há todo tempo.
A Ponte da Ilha, que fora recentemente reformada pelo Governo do Estado da Bahia, já está ficando em situação degradante. Há vários pontos da ponte sem os corrimões/guard rail (pilares de segurança) ou preste a quebrar e outros diversos pontos com ferrugem. Inclusive, um dos postes de iluminação da ponte está preste a quebra e provavelmente cai em pouco tempo. O chão encontra-se todo quebrado, devido a má utilização da ponte e devido ao tempo e as chuvas, situação que se torna um risco para as pessoas mais velhas. É claro que alguns corrimões foram praticamente retirados por parte da população, este que vus fala, já viu várias vezes moradores forçando a quebra desse corrimões, por puro desleixo, ou mesmo, por pura "sacanagem". E ainda, existe nessa ponte outro problema, o local que era para ser abrigo do Sol e da Chuva virou o verdadeiro mictório da praça, na falta de banheiro público, vai-se no lugar mais reservado que pode ser encontrado, e como esse abrigo é fechado e escuro é o melhor lugar para os marmanjos maus educados usarem para urinar.
Pior ainda é a situação do Cais de Chico, que encontra em total degradação, boa parte dos muros de contenção estão quebrados e há uma vegetação descontrolada. Uma parte do cais ainda é utilizado como lixão da ilha e que muitas vezes é colocado fogo no lixo como forma de eliminá-lo. No último fim de semana havia funcionários da prefeitura fazendo a topografia do cais e segundo o que me informaram é para uma futura e incerta reforma do cais.
Outra situação de ambos os pier´s é a falta de educação dos moradores e também de frequentadores quanto a forma que tratam os mesmo, em apenas um mergulho ou basta espera a maré baixa para poder ser verificados vários lixos, tijolos, telhas, pneus etc de baixo d'água.
Veja as fotos:
A base do poste da lamentação - preste a cair. |
A base do poste da lamentação - preste a cair. |
O poste da lamentação - preste a cair. |
O chão da ponte cheio de pequenos buracos - um perigo para pessoas mais velhas. |
Abrigo que é utilizado como mictório
Cais de Chico:
|