Publicidade

27 de março de 2013

Filarmônica emociona e alegra moradores do Engenho Velho de Brotas



Emoção e alegria marcaram a apresentação da Filarmônica União dos Artistas, formada por 50 alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, localizada na ilha de Bom Jesus dos Passos, na manhã desta terça-feira (26). O evento, realizado no Parque Solar Boa Vista, sede da Secretaria Municipal da Educação (SMED), no Engenho Velho de Brotas, integra a programação do Festival da Cidade, que comemora com diversas atividades os 464 anos de Salvador e movimentou a manhã dos funcionários do órgão, alunos e professores de escolas e moradores da região. 

Os jovens músicos tocaram Ave Maria, Fascinação, os hinos da Cidade do Salvador e ao Senhor do Bonfim e Parabéns, dentre outras músicas que emocionaram e alegraram a plateia. A Filarmônica União dos Artistas foi reativada a menos de um ano, por meio do projeto Filarmônica nas Escolas, da SMED, em parceria com a Lira Santamarense. Alunos das escolas Ruy de Lima Maltez (Ladeira dos Galés) e João XXIII (Engenho Velho de Brotas), assistiram encantados a apresentação.

“É muito emocionante poder comemorar o aniversário da nossa cidade, que é uma das mais importantes do mundo, a cidade da alegria, do entendimento, com esse presente que é esta filarmônica, que foi reativada a menos de um ano e que hoje honra uma tradição de anos. Ver essas crianças dando esse show é nossa maior alegria, porque o que desejamos como maior presente para Salvador é uma Educação de qualidade para nossas crianças que só precisam de incentivo e oportunidade”, destacou o secretário da Educação, João Carlos Bacelar.

Para a gestora da escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, a criação da filarmônica, em 2012, foi um grande presente para a unidade “Por isso eu trouxe duas alunas aqui para abraçarem o secretário para agradecer em nosso nome pelo incentivo e atenção a nossa escola e as nossas crianças. Esta filarmônica, que foi recebida com descrença pela comunidade, é a prova de que quando temos boas ideias, coisas certas e pessoas certas, os sonhos acontecem”, agradeceu. 

PROJETO – O Filarmônica União das Ilhas que tem como objetivo proporcionar aos estudantes o enriquecimento cultural e o conhecimento prático e teórico de peças musicais clássicas, contemporâneas e populares, fomentando novas perspectivas nas dimensões social, profissional e cultural.

O projeto também reforça a aplicação da lei nº 11.769, que torna obrigatório o ensino da música em toda a educação básica, e defende a importância do ensino da música nas escolas por contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo – físico-motor e emocional, para a promoção da sociabilidade, integração e cooperação entre os alunos, além de valorizar e difundir os valores culturais da comunidade, fortalecendo os laços entre os participantes do projeto, a comunidade escolar, as famílias e a comunidade em geral.

Publicidades