Publicidade

2 de novembro de 2012

Vazamento de óleo na Baía de todos os Santos é confirmado pela Petrobras


A Transpetro (Petrobras Transporte S.A) confirmou por meio de nota, enviada no final da tarde desta sexta-feira (2), que foi detectado um vazamento "de diluente de óleo combustível", em um duto que liga o Terminal de Madre de Deus à Refinaria Landulpho Alves. Pela manhã, pescadores da praia de Caípe, no município de São Francisco do Conde, na Baía de Todos os Santos,afirmaram que o óleo se espalhou pelo mar e atingiu parte da costa. 
Ainda segundo a Transpetro, assim que o vazamento foi detectado, equipes de contingência foram deslocadas para o local. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. A proporção não foi informada. Apesar da informação da empresa ter sido noticiado hoje, a marisqueira Neilda dos Santos, disse que o vazamento foi detectado no final da tarde de quinta-feira (1), por volta das 17h. "Alguns pescadores detectaram a mancha ainda no mar. Agora que a maré vazou, o óleo está espalhado pela areia", afirmou.
Segundo outros pescadores, o óleo já teria chegado à região de manguezal. Ainda de acordo com os pescadores, o local exato do vazamento em um dos emissores ainda não foi localizado. Eles não souberam informar a extensão do derramamento de óleo.
Em abril de 2009, cerca de 2,32 m³ de óleo foram derramados, o que teria formado uma mancha de 200mx50m no mar nas localidades de Caípe e Madre de Deus. Uma falha no bombeamento de um produto foi apontada como a causa do vazamento.

Fonte: Correio24horas
Publicidades