Publicidade

Bactéria encontrada no queijo pode causar doença cardíaca

Pessoas com problemas pré-existentes correm mais riscos

Contaminação alimentar: as cepas têm uma incapacidade incomum de se desenvolver em baixas temperaturas e podem infestar queijos e alimentos congelados (Creatas Images/Thinkstock)

Variedades da bactéria Listeria monocytogenes, bacilo normalmente encontrado no queijo e em comidas prontas e conhecido por causar infecções alimentares, podem causar doenças cardíacas. De acordo com estudo realizado por três universidades americanas e publicado no periódico Journal of Medical Microbiology, as diversas variedades de bactérias do gênero listeria, encontrada nesses alimentos, são mais prejudiciais às pessoas com problemas cardíacos pré-existentes ou àquelas que tiveram válvulas cardíacas substituídas.

Segundo os pesquisadores, ratos que ingeriram comida contaminada e foram infestados por essas variedades tinham uma concentração até 15% maior das bactérias no coração. Com uma capacidade incomum de se desenvolver em temperaturas baixas, o bacilo pode ser encontrado em queijos, alimentos congelados, vegetais crus, peixes, saladas e em leite não-pasteurizado. Normalmente, ele vive de maneira inofensiva no intestino de pelo menos 5% das pessoas consideradas saudáveis.

A mesma pesquisa explica que as bactérias possuem uma proteína em sua superfície capaz de causar sérios problemas cardíacos. Bactérias do gênero listeria costumam atacar principalmente o sistema nervoso de pacientes que estão com o sistema imunológico comprometido, embora entre 7% e 10% delas infectem o coração. Por isso elas oferecem maior risco em pessoas que sofreram transplantes cardíacos.

Risco às gestantes – Infecções por listeria podem causar desde sintomas comuns de uma gripe acompanhada de irritação estomacal a doenças sérias no sangue e sistema nervoso. Já se sabia, no entanto, que mulheres grávidas são especialmente suscetíveis a essa bactéria. Após infectadas, as gestantes correm sérios riscos de perder o bebê.

Fonte: Veja Online

LEIA MAIS...

Festa das Velas no Porta da Barra

Amanhã acontece a 39º edição desta tradicional de saveiros da Bahia. Barcos, mestres, tripulações e grande público estarão na praia do Porto da Barra fazendo um espetaculo de cores e movimentos. A parti das 12h30, os sequenciados tiros da Comissão de Regatas irão marca a largada de cada classe: saveiros de pena com uma vela, com duas velas, os grandes saveiros de vela de içar. A chegada e a premiação dos vencedores serão também no Porto da Barra.




Fonte: Jornal Correio
LEIA MAIS...

Madre de Deus: Caiu Parte de Umas das Escadas da Ponte do Mirim

Pescador ferido em queda de ponte recebe alta de hospital

O pescador ferido na queda de uma escada do píer da cidade de Madre de Deus, localizada na Região Metropolitana de Salvador, recebeu alta do hospital nesta sexta-feira (28).

Segundo informações do hospital, Arsênio Celestino foi levado para o Hospital Doutor Eduardo Ribeiro Baiano, onde ficou internado em observação. Por não correr risco de morte, foi liberado logo após ser medicado.

A ponte localizada no Mirim dá acesso às ilhas de Bom Jesus, Paramana, Maria Guarda, Loreto, e outros. A reforma no píer começou na gestão anterior e ainda não foi concluida.


A ponte do mirim já foi tema de nossa reportagem mês passado: Leia Aqui!


LEIA MAIS...

Apareceu Novamente Outro Tubarão Branco na Praia de Madre de Deus

Apareceu novamente outro tubarão branco, só que agora na praia de Madre de Deus, e foi capturado por banhistas que estavam na praia. Dessa vez o tamanho é um pouco menor do capturado na Ilha de Maria da Guarda. As duas ilhas estão dentro da baía de todos os santos.

Segundo o dito popular os tubarões estão aparecendo devido as grandes embarcações de petróleo que vem do alto mar e atracam no píer da Petrobrás e largam muitas vezes resto de comida, razão que o Tubarões vem seguindo os navios da Petrobrás.



----------
----------

Veja o vídeo:

Créditos: Vídeo de JoiceLuuz
LEIA MAIS...

Filhos que viajarem sem os pais precisam de autorização judicial


De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nenhuma criança (menor de 12 anos) pode viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada de um dos pais ou responsável legal, sem expressa autorização judicial. Para cumprir tal exigência, os pais, em Campo Grande, devem procurar a Vara da Infância, Juventude e do Idoso para solicitar a autorização de viagem.

A autorização judicial é necessária para as crianças que viajarem dentro do território nacional desacompanhada dos pais e também quando a criança viajar para o exterior desacompanhada dos genitores, mesmo que na presença de pessoa maior de idade.

Nas viagens internacionais, se a criança viajar com um dos pais, não precisa de autorização judicial, basta uma autorização por escrito do outro, com firma reconhecida em cartório. Também não é necessária a autorização judicial quando a criança viajar com tutor, desde que comprovado falecimento dos pais, por certidões de óbito, ou documento expresso dos genitores vivos concordando com a viagem.

A Resolução nº 74, de 28 de abril de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabeleceu mudanças sobre os procedimentos até então vigentes no que diz respeito à concessão de autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes.

Na prática, as mudanças decorrentes da Resolução nº 74, determinam que o documento de autorização deve ter firma reconhecida, foto da criança ou adolescente e devem ser disponibilizadas duas vias: uma para o agente de fiscalização da Polícia Federal no momento do embarque e outra deve permanecer com o jovem ou seu acompanhante. Em anexo, deverá constar a cópia do RG, ou ainda, o termo de guarda ou de tutela. Além disso, pais ou responsáveis precisam fixar uma data de validade para a autorização que ficará com a Polícia Federal.

Nas viagens dentro do território nacional, se a criança viajar na companhia de avós ou parente até o 3º grau (irmão ou tio), desde que maior de 18 anos ou então se acompanhada de maior que tenha autorização escrita com firma reconhecida em cartório dos pais ou responsáveis, não há a necessidade de autorização judicial. O documento também não é preciso para os filhos entre 12 e 18 anos que estiverem em viagem pelo território nacional.

Para informações procure a Vara da Infância e Juventude de sua comarca.

Autoria do Texto:
Departamento de Jornalismo do TJ-MS
LEIA MAIS...

Saber Direito: União Estável - Um Casamento Não Celebrado


A União Estável é composta de fatos sociais e fatos jurídicos, enquanto o casamento é um fato social e um negócio jurídico. O fato jurídico é qualquer acontecimento que gera conseqüências jurídicas. Portanto, é o homem gerando fatos sociais que gera efeitos jurídicos tornando-se um fato jurídico. Assim, uma união prolongada entre homem e a mulher, sem casamento, chamada de União Estável, tem sido entendido como casamento fosse quando preenchidos alguns requisitos como vida em comum prolongada, sob o mesmo teto e que seja pública. (VENOSA, 2007) e (GONÇALVES, 2007)

Segundo Melo (2005), a união estável é a:

Convivência não adulterina nem incestuosa, duradoura, pública e contínua, de um homem e de uma mulher, sem vínculo matrimonial, convivendo como se casados fossem, sob o mesmo teto ou não, constituindo, assim, sua família de fato. Assim, conceitua a união estável o professor Álvaro Villaça. Há que se registrar que, para assim se caracterizar, não pode haver impedimentos à realização do casamento, tais como os previstos no artigo 1.521 do Código Civil, não se aplicando, porém, a incidência do inciso VI do referido artigo, no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente.

Como conceitua Diniz (2006, p. 415), a união estável: “é uma união duradoura de pessoas livres e de sexos diferentes, que não estão ligadas entre si por casamento civil”.

A Constituição Federal resguarda esta união livre no parágrafo § 3º do Art. 226 que diz:
Art. 226 A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 1º...
§ 2º...
§ 3º Para efeito de proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre homem e mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
O Código Civil regulamentou a União Estável no art. 1.723 e seguintes, reconhecendo como entidade familiar a união estável entre homem e mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com objetivo de constituição de família.

Pode-se observar que este requisito é um pouco vago, daí surge a confusão feita entre namoros e noivados, afinal a lei não menciona o tempo necessário para reconhecimento de uma união estável. Muitos se confundem com tempo de 5 anos para reconhecimento de uma união, mas isso faz parte de uma lei anterior, porém totalmente superada pela legislação atual. Para caracterização de uma união estável são analisados alguns outros requisitos, não previstos em lei, mas que dão aos juízes maiores indícios, ou certeza, de que se trata mesmo de uma união estável. (AMARAL, 2007)

Como diz Amaral (2007):
Reconhecer uma união estável é tarefa que exige muitos cuidados, por envolver patrimônio, filhos, pensão alimentícia e outras questões importantes. Por isso, são analisadas também eventuais provas escritas (cartas, bilhetes, declarações), fotografias, depoimentos de testemunhas e tudo mais que puder ser útil para firmar a convicção do juiz
Percebe-se que a União Estável torna-se burocrática e muito mais dificultosa para se obter o reconhecimento no Judiciário brasileiro, ou seja, os juízes procuram requisitar cada vez mais documentações que comprovem a existência desta união para poder dar a decisão final, se é ou não uma legítima união estável.

AS CARACTERIZAÇÕES DA UNIÃO ESTÁVEL

A característica mais inusitada da união estável é a ausência do formalismo para sua constituição. Já o casamento, ao contrário, é burocrático, ou seja, precedido de um processo de habilitação, publicação do proclames e de inúmeras outras formalidades. (GONÇAVES, 2007)

Porém, ser for analisado o formalismo das duas formas de se constituir uma família, no casamento acontecem antes da existência de fato da família e já a União Estável acontece depois da existência de fato da família, em outras palavras, para se comprovar uma união livre precisa-se ser provada a existência desta, ou seja, mesmo na união estável existe o pressuposto de preenchimento de requisitos do Direto. A união estável só terá realmente a ausência do formalismo quando em comum acordo os companheiros requerem em juízo a conversão em casamento desta união, o que vale ressaltar, que não deixa de possuir um formalismo, menor que seja este.

Os requisitos principais para se configurar a União Estável estão expressos no art. 1.723 do Código Civil, conforme preceitua:
Art. 1.723 É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Assim, podemos identificar os requisitos mínimos para a caracterização de união estável, ou seja, são os requisitos de ter diversidade de sexo (homem e mulher), ser pública, contínua, duradoura e estável, sem interrupções, e ter o ânimo subjetivo de constituir família.

Podemos então subdividir estes requisitos mínimos em subjetivos, que são: a convivência e o ânimo de constituir família; e os objetivos, que são: os impedimentos para reconhecimento da união estável, notoriedade, duradouro e estável, continua, relação monogâmica e a diversidade de sexo.
Por Felipe Sant'Anna
LEIA MAIS...

Desmamar o filho só aos 6 meses aumenta risco de alergia

Pesquisa britânica sugere que a dieta variada do bebê comece já aos 4 meses

Uma nova pesquisa britânica coloca em xeque as tradicionais orientações de que a alimentação de um bebê deve ficar restrita ao leite materno durante os seis primeiros meses de vida. Para os estudiosos, isso pode aumentar os riscos de alergias alimentares e até deficiências nos níveis de ferro da criança. Segundo eles, uma dieta variada e que pode incluir até alguns sólidos deve começar já aos quatro meses.

Há 10 anos, no entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que todos os bebês devem consumir apenas leite materno até os seis meses. Mas a coordenadora do estudo recente, Mary Fewtrell, diz que a recomendação é válida somente para os países em desenvolvimento, onde o acesso à água tratada e a alimentos seguros é limitado. “Diversos países desenvolvidos, incluindo 65% dos membros da União Europeia, escolheram não seguir essa recomendação”, explicou ela.

Dieta sólida - De acordo com as recomendações da OMS, o leite materno é importante porque reduz o risco de infecções e combate problemas de crescimento. Uma revisão de 33 estudos, no entanto, não encontrou evidências concretas para evitar a introdução de alimentos sólidos na dieta da criança antes dos seis meses. Em 2007, um estudo americano apontou um aumento nos casos de anemia nos bebês que só recebiam o leite materno, quando comparados àqueles que tinham uma dieta variada.

Fonte: Portal da Metrópole e Veja Online
LEIA MAIS...

Vacinação contra meningite para jovens entre 15 e 24 anos ocorre em fevereiro

Campanha vai acontecer nos dias 12 e 13. Salvador vai abrir todos os postos de atendimento

As datas 12 e 13 de fevereiro serão dias de prevenir doenças. Em Salvador, uma campanha vai vacinar contra meningite para pessoas entre 15 e 24 anos. A capital baiana vai abrir todos os postos de atendimento, das 8h às 17h.

Vai ser um mutirão contra a doença para esta faixa etária, visto que foi a que menos compareceu a um dos 53 postos de saúde em 2010. De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Cristiane Cardoso, apenas 30% dessas pessoas foi imunizada.

LEIA MAIS...

Cafeína é cura eficaz para ressaca, diz pesquisa com rato

Roedores tratados com cafeína três horas após a simulação da bebedeira não tiveram dor de cabeça


Nada de chazinhos milagrosos ou fórmulas mágicas. Para curar a ressaca típica de um dia após a farra, nada como uma boa xícara de café --ou talvez várias. Ao menos, é o que diz um estudo com ratos da Universidade Thomas Jefferson (Filadélfia, EUA).

A pesquisa, publicada na revista científica "PLoS One", testou nos roedores os efeitos de pequenas doses de etanol. Os tratados com cafeína três horas após a simulação da bebedeira não tiveram dor de cabeça.

Os cientistas resolveram identificar com clareza a substância causadora da ressaca, já que o etanol, no fígado, é convertido em uma substância chamada acetaldeído. Este, por sua vez, se transforma em acetato em outros tecidos do corpo, incluindo o cérebro.

Cada grupo de ratinhos ingeriu uma dessas substâncias, e, em alguns deles, inibidores que impediriam seu corpo de processar o etanol.

Entre quatro e seis horas depois disso, foram testadas as reações dos animais a estímulos dos pesquisadores, que aplicavam pequenas pressões em ambos os lados da cabeça de cada roedor.

Ratos que reagiam a esses estímulos --tocando a região com a pata, inclinando a cabeça ou grunhindo-- apresentavam hipersensibilidade, o que seria um indicador da dor de cabeça.

Os ratos que sentiram a dor foram justamente os tratados apenas com etanol -sem inibidor- e acetato. Mas, nesse grupo, além daqueles que receberam

anti-inflamatórios uma hora depois de ficarem "bêbados", uma dose de cafeína também inibiu sintomas da ressaca.

Os testes não foram realizados em seres humanos, mas, no nosso caso, diz o estudo, a ingestão de café seria recomendada quatro horas depois de beber, momento em que o nível de acetato no corpo começa a subir.

É importante ressaltar, porém, que, pouco mais de uma hora depois --tempo necessário para o organismo dos ratos processar a cafeína--, os sintomas surgiram, o que significa que é preciso um pouco mais que um cafezinho no dia seguinte se você decidir extrapolar naquela festa do próximo fim de semana.

LEIA MAIS...

Ficar acima do peso pode ser melhor para a saúde, diz pesquisa

Pessoas com quilinhos extras conseguem driblar mais doenças e acabam até mesmo vivendo mais

Perder peso de maneira drástica pode ser prejudicial à saúde. Pelo menos é o que diz uma pesquisa publicada no periódico Nutrition Journal. Segundo o estudo, estar ligeiramente acima do peso, mas ingerindo uma dieta balanceada, é mais saudável ao organismo do que viver em constantes regimes restritivos. Pessoas obesas quando adultas tendem ainda a viver mais que idosos magros e a lidarem melhor com algumas doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e falência renal.

De acordo com o estudo, pacientes obesos acabam colocando sua saúde em risco quando enfrentam tentativas obsessivas de emagrecer – atitude estimulada pelos órgãos federais de saúde pública. A recomendação do especialistas, no entanto, preza pelo equilíbrio. Para eles, basta que se opte por viver uma vida balanceada entre alimentação e exercício físico, mesmo que, no final das contas, ainda se acabe engordando uns quilinhos.

Horário biológico – Para os pesquisadores, os resultados do estudo exibem um dado trivial: deve-se respeitar os sinais de fome e saciedade do organismo. Isso significa que se deve comer o suficiente para matar a fome, e não reduzir a ingestão de alimento com o intuito de emagrecer.

“Quando os dados são revistos sem o senso comum de que a gordura é prejudicial, fica evidente que os riscos que a gordura representa para futuras doenças ou para a diminuição da longevidade têm sido exagerados”, diz Linda Bacon, uma das líderes do estudo.

Fonte: Portal da Metrópole e Veja Online
LEIA MAIS...

Dia 19 de Janeiro - Dia do Saveiro da Bahia

Hoje é dia de uns dos símbolos do Estado, o Saveiro da Bahia, uma embarcação de grande porte que foi precursora do desenvolvimento do recôncavo baiano banhando pelas águas da baía de todos os santos. A embarcação era a grande responsável pelo escoamento de mercadorias, utensílios, matériais de construções etc.

Apesar da sua importância, poucas embarcações deste tipo ainda existem na Bahia e isso se dá pelo desenvolvimento tecnológico e de infra-estrutura que foram investidos ao longo dos anos pelo Governo do Estado, além, é claro do grande valor de manutenção deste tipo de embarcação que está prestes a virar peça de museu. Mesmo assim, o Saveiro e seus Saveiristas são dignos de serem parabenizados pelos longos anos de prestações de serviços oferecidos ao povo baiano.



Por Felipe Sant'Anna
LEIA MAIS...

Festejos da Ilha de Bom Jesus dos Passos: Uma Visão Completa.

(Clique nas Fotos Para Ampliar)

O tradicional festejo ao Senhor Bom Jesus dos Passos já acontece há de mais de 100 anos.

Novenas

As novenas são orações e práticas litúrgicas realizadas durante um período de nove dias para obtenção de uma graça divina. As novenas são realizadas por grupos de populares religiosos católicos que passam as mensagens de Jesus e as suas experiências próprias aos demais devotos. Teve inicio dia 31/12/10 e foi até o dia 08/01/11.

A Alvorada

A alvorada é uma tradição católica que convida os fiéis a fazerem a primeira caridade do dia. Em Bom Jesus ela é marcada pela queima de fogos na praça e participação de uma pequena banda de fanfarra que circula em toda ilha a partir das 5h da manhã acordando moradores e veranista. Este ano teve alvorada entre os dias 01 a 11/01/2011.

A Lavagem da Igreja


(Clique nas Fotos Para Ampliar)

Conhecida popularmente apenas por “Lavagem”, todo primeiro dia do ano, fiéis levam água em baldes ou muringas e jogam no chão da igreja, já com todos os bancos retirados e esfregam com vassouras. Posteriormente sai uma batucada pelas ruas da ilha e nesse momento o profano também participa da festa.

As Procissões

A procissão é um ritual tradicional católico em marcha solene pelo mar e pelas ruas da ilha em que o padre e os fiéis devotos carregam imagens de Jesus Cristo e Santos entoando cânticos religiosos com a ajuda de uma banda de fanfarra. É um convite aos populares para participarem das missas da igreja.

A Procissão Marítima de Nossa Senhora dos Navegantes

(Clique nas Fotos Para Ampliar)

A procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes é o primeiro evento dos festejos ao Senhor Bom Jesus dos Passos. Começa com um Trido a Nossa Senhora ás 04:30h da manhã do primeiro (ou eventualmente segundo) sábado do ano. Depois uma embarcação leva a imagem da santa, grupos religiosos, como a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e Terço dos Homens e a comissão organizadora em direção a igreja da Conceição da Praia, em Salvador, onde é realizada uma missa e a partir do meio dia a imagem da Santa retorna à ilha de Bom Jesus dos Passos dando inicio ao Acompanhamento. A imagem sauda as igrejas do Humaitá, São Tomé de Paripe, Monte Serrat, Ilha de Maré, Paramana, Loreto e Madre de Deus até chegar ao destino final após aproximadamente cinco horas de percurso. A festa, que acontece no recôncavo baiano, é hoje considerada uma das maiores no mar da Baia de Todos os Santos. Segundo dados, o evento conta com a participação de cerca de 300 embarcações, sendo que algumas principalmente as de pequeno porte esperam a procissão em lugares mais próximos de Bom Jesus, como Ilha de Maré ou Ilha dos Frades. A festa se tornou um misto de fé e profano. Neste ano o Acompanhamento aconteceu no dia 08/01 e contou com um inédito show do cantor Geronimo (filho da terra) e a banda Mont Serrat, que o acompanha.

Saiba mais sobre está procissão - Clique Aqui!

A Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

(Clique nas Fotos Para Ampliar)

A procissão do Senhor dos Passos é a maior em quantidade de pessoas. No domingo seguinte ao Acompanhamento, logo pela manhã acontece uma missa em homenagem ao padroeiro da ilha e no fim da tarde uma procissão. Senhor dos Passos simboliza Jesus Cristo carregando a cruz para o calvário. Este ano a procissão que aconteceu no dia 09/01 contou com a participação de duas bandas de fanfarra que se alternaram tocando músicas religiosas e cânticos populares acompanhados por fiéis. A procissão de Senhor dos Passos é sempre marcada por muita emoção e demonstrações de fé e devoção. É o único dia que a imagem do padroeiro sai da igreja. Sua charola é carregada por fiéis que se revezam ao longo de todo o percurso e essa alternância de pessoas, reza a lenda que é o pagamento de promessas.


Procissão Terrestre de Nossa Senhora dos Navegantes

(Clique nas Fotos Para Ampliar)

A procissão terrestre de Nossa Senhora dos Navegantes também é seguida por muitos fiéis, entre moradores e veranista da ilha. Ela acontece no dia seguinte à procissão de Senhor dos Passos, no caso, este ano, dia 10/01. Assim como na procissão do padroeiro, há uma missa pela manhã e no fim da tarde sai a procissão. É também muito bonita, porém com o percurso um pouco maior, pois a mesma segue até o cais da Rua do Fogo, onde se encontram a maioria das embarcações da ilha e o padre da paróquia, Nelson Bandeira, benze os barcos com água benta, sendo este um dos momentos mais bonitos e emocionantes da procissão.

Procissão de São Benedito


(Clique nas Fotos Para Ampliar)

São Benedito é o santo com maior número de devotos depois de Senhor dos Passos e Nossa Senhora dos Navegantes. Seu festejo é composto também por missa e procissão, sendo a segunda logo após a primeira e com um percurso bem menor que as demais, apenas na praça principal da ilha. Talvez por ser realizada em dia de semana, na terça-feira (este ano dia 11/01), a festa não atrai grande público, mas nem por isso deixa de ser bela e comovente.

A Subida


(Clique nas Fotos Para Ampliar)

A Subida é o retorno da imagem do Senhor dos Passos ao seu altar levado por sua mãe, N. Senhora dos Navegantes. É um dos momentos mais emocionantes dos festejos ao Senhor Bom Jesus dos Passos e acontece no final da tarde da terça-feira, mesmo dia dos festejos a São Benedito. Senhor dos Passos já de roupa trocada, fica exposto no centro do altar da igreja e muitos devotos tiram fotos, oram, beijam as fitas da roupa, a seguram-nas fazendo pedidos e pegam flores da charola para guardarem como amuleto de sorte. Carregado pela Irmandade e acompanhado pela charola com Nossa Senhora, Senhor dos Passos volta ao seu altar sob o cântico triste e emocionado de fiéis e mesmo os menos devotos se emocionam. E assim terminam as tradicionais festas religiosas, banhadas de fé e devoção da Ilha de Bom Jesus dos Passos.


Por Felipe Sant'Anna e Silvana Pereira
LEIA MAIS...
Publicidades