Segundo os pesquisadores, ratos que ingeriram comida contaminada e foram infestados por essas variedades tinham uma concentração até 15% maior das bactérias no coração. Com uma capacidade incomum de se desenvolver em temperaturas baixas, o bacilo pode ser encontrado em queijos, alimentos congelados, vegetais crus, peixes, saladas e em leite não-pasteurizado. Normalmente, ele vive de maneira inofensiva no intestino de pelo menos 5% das pessoas consideradas saudáveis.
Festa das Velas no Porta da Barra
Madre de Deus: Caiu Parte de Umas das Escadas da Ponte do Mirim
Apareceu Novamente Outro Tubarão Branco na Praia de Madre de Deus
Filhos que viajarem sem os pais precisam de autorização judicial
Saber Direito: União Estável - Um Casamento Não Celebrado
Convivência não adulterina nem incestuosa, duradoura, pública e contínua, de um homem e de uma mulher, sem vínculo matrimonial, convivendo como se casados fossem, sob o mesmo teto ou não, constituindo, assim, sua família de fato. Assim, conceitua a união estável o professor Álvaro Villaça. Há que se registrar que, para assim se caracterizar, não pode haver impedimentos à realização do casamento, tais como os previstos no artigo 1.521 do Código Civil, não se aplicando, porém, a incidência do inciso VI do referido artigo, no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente.
Art. 226 A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.§ 1º...§ 2º...§ 3º Para efeito de proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre homem e mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
Reconhecer uma união estável é tarefa que exige muitos cuidados, por envolver patrimônio, filhos, pensão alimentícia e outras questões importantes. Por isso, são analisadas também eventuais provas escritas (cartas, bilhetes, declarações), fotografias, depoimentos de testemunhas e tudo mais que puder ser útil para firmar a convicção do juiz
Art. 1.723 É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.
Desmamar o filho só aos 6 meses aumenta risco de alergia
Fonte: Portal da Metrópole e Veja Online
Vacinação contra meningite para jovens entre 15 e 24 anos ocorre em fevereiro
- Fonte: Tiago Nunes - Portal da Metrópole
Cafeína é cura eficaz para ressaca, diz pesquisa com rato
- Fonte: Folha Online
Ficar acima do peso pode ser melhor para a saúde, diz pesquisa
Dia 19 de Janeiro - Dia do Saveiro da Bahia
Apesar da sua importância, poucas embarcações deste tipo ainda existem na Bahia e isso se dá pelo desenvolvimento tecnológico e de infra-estrutura que foram investidos ao longo dos anos pelo Governo do Estado, além, é claro do grande valor de manutenção deste tipo de embarcação que está prestes a virar peça de museu. Mesmo assim, o Saveiro e seus Saveiristas são dignos de serem parabenizados pelos longos anos de prestações de serviços oferecidos ao povo baiano.
Festejos da Ilha de Bom Jesus dos Passos: Uma Visão Completa.
O tradicional festejo ao Senhor Bom Jesus dos Passos já acontece há de mais de 100 anos.
Novenas
As novenas são orações e práticas litúrgicas realizadas durante um período de nove dias para obtenção de uma graça divina. As novenas são realizadas por grupos de populares religiosos católicos que passam as mensagens de Jesus e as suas experiências próprias aos demais devotos. Teve inicio dia 31/12/10 e foi até o dia 08/01/11.
A Alvorada
A alvorada é uma tradição católica que convida os fiéis a fazerem a primeira caridade do dia. Em Bom Jesus ela é marcada pela queima de fogos na praça e participação de uma pequena banda de fanfarra que circula em toda ilha a partir das 5h da manhã acordando moradores e veranista. Este ano teve alvorada entre os dias 01 a 11/01/2011.
A Lavagem da Igreja
Conhecida popularmente apenas por “Lavagem”, todo primeiro dia do ano, fiéis levam água em baldes ou muringas e jogam no chão da igreja, já com todos os bancos retirados e esfregam com vassouras. Posteriormente sai uma batucada pelas ruas da ilha e nesse momento o profano também participa da festa.
As Procissões
A procissão é um ritual tradicional católico em marcha solene pelo mar e pelas ruas da ilha em que o padre e os fiéis devotos carregam imagens de Jesus Cristo e Santos entoando cânticos religiosos com a ajuda de uma banda de fanfarra. É um convite aos populares para participarem das missas da igreja.
A Procissão Marítima de Nossa Senhora dos Navegantes
A procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes é o primeiro evento dos festejos ao Senhor Bom Jesus dos Passos. Começa com um Trido a Nossa Senhora ás 04:30h da manhã do primeiro (ou eventualmente segundo) sábado do ano. Depois uma embarcação leva a imagem da santa, grupos religiosos, como a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e Terço dos Homens e a comissão organizadora em direção a igreja da Conceição da Praia, em Salvador, onde é realizada uma missa e a partir do meio dia a imagem da Santa retorna à ilha de Bom Jesus dos Passos dando inicio ao Acompanhamento. A imagem sauda as igrejas do Humaitá, São Tomé de Paripe, Monte Serrat, Ilha de Maré, Paramana, Loreto e Madre de Deus até chegar ao destino final após aproximadamente cinco horas de percurso. A festa, que acontece no recôncavo baiano, é hoje considerada uma das maiores no mar da Baia de Todos os Santos. Segundo dados, o evento conta com a participação de cerca de 300 embarcações, sendo que algumas principalmente as de pequeno porte esperam a procissão em lugares mais próximos de Bom Jesus, como Ilha de Maré ou Ilha dos Frades. A festa se tornou um misto de fé e profano. Neste ano o Acompanhamento aconteceu no dia 08/01 e contou com um inédito show do cantor Geronimo (filho da terra) e a banda Mont Serrat, que o acompanha.
Saiba mais sobre está procissão - Clique Aqui!
(Clique nas Fotos Para Ampliar)
A procissão do Senhor dos Passos é a maior em quantidade de pessoas. No domingo seguinte ao Acompanhamento, logo pela manhã acontece uma missa em homenagem ao padroeiro da ilha e no fim da tarde uma procissão. Senhor dos Passos simboliza Jesus Cristo carregando a cruz para o calvário. Este ano a procissão que aconteceu no dia 09/01 contou com a participação de duas bandas de fanfarra que se alternaram tocando músicas religiosas e cânticos populares acompanhados por fiéis. A procissão de Senhor dos Passos é sempre marcada por muita emoção e demonstrações de fé e devoção. É o único dia que a imagem do padroeiro sai da igreja. Sua charola é carregada por fiéis que se revezam ao longo de todo o percurso e essa alternância de pessoas, reza a lenda que é o pagamento de promessas.
Procissão Terrestre de Nossa Senhora dos Navegantes
(Clique nas Fotos Para Ampliar)
A procissão terrestre de Nossa Senhora dos Navegantes também é seguida por muitos fiéis, entre moradores e veranista da ilha. Ela acontece no dia seguinte à procissão de Senhor dos Passos, no caso, este ano, dia 10/01. Assim como na procissão do padroeiro, há uma missa pela manhã e no fim da tarde sai a procissão. É também muito bonita, porém com o percurso um pouco maior, pois a mesma segue até o cais da Rua do Fogo, onde se encontram a maioria das embarcações da ilha e o padre da paróquia, Nelson Bandeira, benze os barcos com água benta, sendo este um dos momentos mais bonitos e emocionantes da procissão.
Procissão de São Benedito
(Clique nas Fotos Para Ampliar)
São Benedito é o santo com maior número de devotos depois de Senhor dos Passos e Nossa Senhora dos Navegantes. Seu festejo é composto também por missa e procissão, sendo a segunda logo após a primeira e com um percurso bem menor que as demais, apenas na praça principal da ilha. Talvez por ser realizada em dia de semana, na terça-feira (este ano dia 11/01), a festa não atrai grande público, mas nem por isso deixa de ser bela e comovente.
A Subida
(Clique nas Fotos Para Ampliar)
A Subida é o retorno da imagem do Senhor dos Passos ao seu altar levado por sua mãe, N. Senhora dos Navegantes. É um dos momentos mais emocionantes dos festejos ao Senhor Bom Jesus dos Passos e acontece no final da tarde da terça-feira, mesmo dia dos festejos a São Benedito. Senhor dos Passos já de roupa trocada, fica exposto no centro do altar da igreja e muitos devotos tiram fotos, oram, beijam as fitas da roupa, a seguram-nas fazendo pedidos e pegam flores da charola para guardarem como amuleto de sorte. Carregado pela Irmandade e acompanhado pela charola com Nossa Senhora, Senhor dos Passos volta ao seu altar sob o cântico triste e emocionado de fiéis e mesmo os menos devotos se emocionam. E assim terminam as tradicionais festas religiosas, banhadas de fé e devoção da Ilha de Bom Jesus dos Passos.