Publicidade

2 de abril de 2011

Prefeito João Henrique vai ingressar com ação contra a Coelba

João Henrique considera reajuste de 11,9% na tarifa de energia “abusivo”

O prefeito João Henrique Carneiro (PP) vai ingressar na próxima segunda-feira, 4, com uma representação na Procuradoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual contra o reajuste de 11,9% na tarifa de energia da Coelba. Segundo o prefeito, que irá representar como pessoa física e não por meio da prefeitura, a ação tem como objetivo contestar um aumento que ele classificou como “abusivo”.

“Acredito que, como representante dos munícipes, tenho legitimidade para contestar o reajuste. Como prefeito, tenho o dever, a obrigação de defender os interesses dos cidadãos”, explicou o prefeito. Segundo João Henrique, o aumento pleiteado pela Coelba não se justifica diante do serviço prestado pela concessionária à população de Salvador. “Há algum tempo que serviço da Coelba vem deixando a desejar. A expansão da rede não está acompanhando o crescimento da cidade”, avalia.

João Henrique também questionou o fato de o índice do reajuste pleiteado pela Coelba ser quase o dobro da inflação do ano passado, quando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,9%: “Um reajuste neste nível é um elemento estimulante da inflação na cidade. Além dos orçamentos domésticos serem prejudicados, o aumento também tem um efeito direto já que os comerciante terão mais custos que serão repassados ao consumidor”.

O prefeito afirmou que pretende atuar na defesa da cidade por meio de representações na Justiça. E ressaltou que poderá voltar a usar deste mesmo expediente caso avalie que os interesses dos cidadãos foram feridos. “Acumulei uma experiência muito grande nesta área de defesa do consumidor. Tenho uma história política que vai nesta direção e não vou me afastar desta história”, argumenta.

Fonte: João Pedro Pitombo | A TARDE | Foto: Erik Salles / Ag. A TARDE

Publicidades