Publicidade

17 de janeiro de 2011

Fé e profano se misturam no Acompanhamento de Nossa Senhora dos Navegantes

O acompanhamento de Nossa Senhora dos Navegantes é um evento cultural de cunho religioso realizado há mais de 100 anos por moradores da Ilha de Bom Jesus dos Passos no primeiro ou segundo sábado do ano, no qual acontece uma procissão marítima que sai de Salvador com destino a Ilha em um percurso de aproximadamente cinco horas de duração e que encerra o novenário para dar inicio aos festejos do Senhor Bom Jesus dos Passos.

A festa, que acontece no recôncavo baiano, é hoje considerada uma das maiores no mar da Baia de Todos os Santos. Segundo dados, o evento conta com a participação de cerca de 300 embarcações, sendo que algumas, principalmente as de pequeno porte, esperam a Procissão em lugares mais próximos ao destino final, como Ilha de Maré ou Ilha dos Frades. Uma embarcação levando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, a comissão organizadora, o padre da Paróquia, grupos da Igreja local, como a Irmandade do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos e uma banda de Orquestra Sinfônica deixa a Ilha de Bom Jesus dos Passos por volta das 05:00h, entre Alvorada e fogos de artifício, com destino à rampa do Mercado Modelo em Salvador, segue em Procissão até a Igreja da Conceição da Praia, onde participam de uma Missa e por volta do meio-dia retornam para dar inicio ao Acompanhamento, que segue de volta à Ilha saudando as igrejas do Humaitá, São Tomé de Paripe, Monte Serrat, Ilha de Maré, Paramana, Loreto e Madre de Deus até chegar ao destino final.

Apesar de ser uma festa de demonstração de Fé, muita gente que participa, não conhece a historia do local ou mesmo do evento, algumas, inclusive, nem se quer sabe que é uma festa religiosa e, portanto, vão apenas pelo fato do evento ter se tornado um verdadeiro carnaval marítimo, com muita música e bebida, brincadeiras e diversão. Muitos moradores ficam a espera da Santa na própria ilha e se reúnem ao redor da Igreja Católica para ver o Acompanhamento passar, a imagem e as pessoas que participam pela Fé desembarcam no Porto da Rua do Fogo e seguem em Procissão, agora terrestre, até a Praça, onde fica localizada a Igreja. Algumas embarcações, normalmente de pessoas que vão só pela curtição, retornam logo para Salvador e outros desembarcam na Ponte, que é próxima a Igreja. Nesse momento é possível perceber que muitos chegam alcoolizados, por esse motivo o número de pessoas que acompanham a Procissão terrestre é bastante inferior a quantidade que participa da Procissão marítima.

Por Silvana Pereira
Publicidades