Publicidade

15 de outubro de 2010

Alta da temperatura requer cuidados com pele e olhos


Foto por Luciano da Matta/Agência A TARDE

O verão nem começou e as temperaturas em Salvador já estão mais altas do que o esperado. Nesta semana, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) registrou temperaturas na casa dos 30° C e o índice de raios ultravioletas (UV) atingindo o nível extremo (entre 11 e 12). O patamar considerado não prejudicial à saúde é de 1 a 4. Para este final de semana, o Cptec prevê índice UV de 12 e temperatura de 29° C.

De acordo com a meteorologista Maryfrance Diniz, a localização da cidade numa zona tropical influencia a alta dos níveis de temperatura e de raios ultravioletas na primavera e no verão. “A tendência é que, durante a primavera e o verão, os índices permaneçam assim, com maior incidência de radiação e índices variando entre 11 e 13”, explica a especialista.

Numa cidade como Salvador, onde as temperaturas são altas na maior parte do ano, é difícil escapar do sol e das doenças acarretadas pela exposição nas horas mais críticas do dia, entre 10h e 15h. Segundo a dermatologista Anete Oliveira, é preciso acentuar os cuidados e ficar atento a doenças de pele e dos olhos, comuns na exposição ao sol. Por conta disso, a médica chama a atenção para os riscos: “Diversas enfermidades podem surgir, principalmente o câncer de pele, que é o maior problema de saúde de pele que pode acontecer nestes meses dos ano”, diz.

Ainda de acordo com Anete, outras doenças são bastante comuns com a chegada dos dias mais quentes. “Nas crianças, a brotoeja é a mais recorrente, mas há um alto índice de fungos e manchas. Nesses casos, a melhor alternativa é procurar um dermatologista”, afirma ela, alertando que alguns casos podem ser evitados apenas com cuidados simples.

No verão, ela recomenda manter o corpo seco, evitar roupas molhadas e ambientes muito quentes, além de usar roupas de algodão e ingerir muita água. “O uso do protetor solar com fator acima de 15 é indispensável. É importante que as pessoas renovem a aplicação do produto a cada duas horas, principalmente as que transpiram muito”, diz. Ela recomenda, ainda, o uso de óculos escuros e chapéu para evitar a exposição direta ao sol.

Doenças nos olhos - O oftalmologista José Eutrópio Vaz salienta que temperaturas quentes também favorecem a proliferação dos germes causadores de doenças oftálmicas: “Conjuntivite é bastante comum nesta época do ano. Por ser uma doença bacteriana, é preciso evitar estar em contato com muitas pessoas, a fim de prevenir a proliferação do mal”.

Além da conjuntivite, outro problema desta época é a queima da retina, que ocorre quando os olhos recebem grande exposição ao sol sem um óculos que proteja da radiação. “A única forma de prevenir doenças que comprometem a retina, a exemplo da catarata, é o uso de óculos escuros, para proteger contra a incidência dos raios ultravioletas”, explica Vaz.

Fonte: Atarde Online por Clarissa Pacheco.
Publicidades