Publicidade

25 de setembro de 2010

Moradores reclamam de paralisação de obras em Ilha dos Frades



Um dos atracadouros sinalizados como irregulares fica ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Loreto (Foto: Reprodução/ TVBA)



Uma corveta da Marinha levou o juiz federal Leonardo Pauperio à Ilha dos Frades, na Baia de Todos os Santos, a 20 Km de Salvador. O juiz foi conhecer as obras que ele mesmo embargou no início de agosto, por meio de uma liminar, a pedido dos ministérios públicos estadual e federal.

Assista aos vídeos do BATV

A alegação é de que houve danos ambientais, como construção de muros em áreas que sofrem influência da maré, desmatamento, aterros em manguezais e implantação de atracadouros em locais não permitidos. Um deles fica ao lado da centenária Igreja de Nossa Senhora de Loreto. O prédio foi restaurado, junto com o muro de proteção, pela Fundação Baía Viva, que reúne alguns dos empresários responsáveis pelas obras.

Algumas fotos mostram como estava a igreja e o muro antes da recuperação. As intervenções foram autorizadas pela prefeitura da capital, já que a Ilha dos Frades pertence ao município de Salvador.

“Acredito que todas as obras que foram feitas estejam em conformidade com a legislação. Do ponto de vista ambiental, algumas recuperações pra serem feitas tem que ter intervenção”, pontua Luiz Antunes Nery, superintendente municipal do meio-ambiente.

Em um casarão que estava em ruínas funciona agora um Centro de Memória que conta a história da Ilha e é referência para estudantes locais. A Fundação Baía Viva diz que as obras não agridem o meio-ambiente.

“Todas as intervenções são feitas dentro da faixa de marinha, pelo menos da Fundação Baía Viva, e todas foram feitas recuperando o que já estava construído na ilha”, garante Gustavo Sá, presidente da Fundação Baía Viva.

Nem o juiz Leonardo Pauperio, nem os representantes do Ministério Público, que também participaram da visita, quiseram dar entrevista. A inspeção serviu para que o juiz colhesse informações para embasá-lo no julgamento final do processo.

Leonardo Pauperio deu uma volta completa ao redor da Ilha a bordo de uma lancha e parou diversas vezes para ver as obras de perto. Centenas de trabalhadores que estão parados há quase dois meses por conta do embargo protestaram.

“Estamos sem trabalho e a gente precisa de trabalho para sobreviver”, reivindica Wagner, servente de pedreiro.

“Prejudicou tanto os moradores como o comércio. O que está sendo feito aqui é melhoria para todos os moradores”, Rinaldo Pereira, técnico em telecomunicações.

A Secretaria Estadual de Indústria e Comércio defende o diálogo para encontrar uma forma de melhorar a estrutura da Ilha dos Frades.

“A expectativa é de que o juiz fomente um entendimento. Tem obras que tem finalidade social, agora tem que ver se elas estão construídas dentro do arcabouço legal. A prefeitura diz que está, foi ela que negociou. Esse diálogo que eu acho que tem que acontecer”, observa James Correia, secretário da Indústria e Comércio.

Fonte: Portal Ibahia
Publicidades