Publicidade

7 de julho de 2010

Centros de Saúde já têm vacina Pneumocócica 10 Valente

A vacina imuniza contra as doenças pneumocócicas, causadas geralmente por vírus e bactérias existentes no meio ambiente.

Já está disponível nos Centros de Saúde a vacina Pneumocócica 10 Valente (conjugada), para crianças de dois até 24 meses de idade. A vacina imuniza contra as doenças pneumocócicas, causadas geralmente por vírus e bactérias existentes no meio ambiente.

A maioria alcança o aparelho respiratório, sendo que a flora normal é constituída por numerosas bactérias aeróbicas e anaeróbicas Gram positivas e Gram negativas, com predomínio do Streptococcus pneumoniae, Hemophilus Influenzae, Staphilococcus aureus e uma série de outros agentes anaeróbicos.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação será realizada em ações de rotina. A vacina será aplicada de forma seletiva e, a partir de 2011, o esquema vacinal será implantado no calendário básico, atendendo às crianças de dois a seis meses de idade. A Sesab espera que 90% das crianças de 2 a 24 meses sejam imunizadas. Devem ser vacinadas 220.153 crianças menores de um ano e 440.306 crianças com 1 ano 23 meses e 29 dias, perfazendo um total de 660.459 menores.

A 10 valente está disponível em todas as unidades com serviços de vacinação cadastrados (3.114 salas), em todos os 417 municípios baianos, iniciando o esquema vacinal em crianças com idade de dois meses até 23 meses e 29 dias, assegurando as doses subseqüentes em menores de um ano.

A alta taxa de morbidade causada pelas infecções pneumocócicas e a emergência global da resistência antimicrobiana a este agente, na última década, principalmente em países em desenvolvimento, tem preocupado cientistas e profissionais da área de saúde, estando também como uma das prioridades do Ministério da Saúde.

Fonte: Correio24h

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)


Exemplar retirado do site PlenaMulher

Publicidades