Publicidade

2 de junho de 2010

Bahia é o terceiro Estado em casos de pneumonia em todo o Brasil


A Bahia é o terceiro Estado com maior número de internamentos por conta da pneumonia no Brasil. Em 2008, foram 62.144 internações, com 1.360 óbitos, enquanto que, em 2009, o número subiu para 69.667 internações e 1.435 óbitos. São Paulo é o primeiro, e Minas Gerais, o segundo Estado com maiores índices de pneumonia.

Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 7.650 pacientes foram internados com pneumonia na Bahia, em dados consolidados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Destes, 206 morreram por conta dessas infecções que atingem os pulmões.

O último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), referente ao ano de 2008, aponta que a pneumonia é a doença que mais mata em países pobres e subdesenvolvidos.

A pneumonia é uma infecção ou inflamação dos pulmões causada por fungos, bactérias ou parasitas. A metade dos casos é causada por bactérias, sendo o pneumococo a mais frequente.

Os sintomas da doença vão desde sintomas da gripe comum, como febre, tosse e secreção no nariz, a sintomas mais fortes, como dores no tórax, sangramento no nariz, entre outros.

Riscos no inverno - Rosana Franco, pneumologista do Hospital Octávio Mangabeira, alerta para alguns cuidados para evitar a doença, principalmente no inverno, quando os índices tendem a aumentar.

Existe vacina para a doença, que deve ser dada em crianças conforme o quadro de vacinas infantis e em idosos com mais de 65 anos. As vacinas não são gratuitas, porém, de acordo com o Ministério da Saúde, a partir deste ano, crianças de até 1 ano terão incluída no quadro de vacinação a dose contra o pneumococo, uma das bactérias responsáveis pela pneumonia.

Rosana Franco explica, também, os motivos de idosos e crianças serem os mais afetados pela pneumonia. “As crianças estão com o sistema imunológico em formação, os idosos têm um sistema imunológico mais baixo e, por isso, é necessário um cuidado maior com esses grupos”, explica.

O Hospital Octávio Mangabeira é a unidade especializada em doenças respiratórias. Em casos de suspeitas de pneumonia, é recomendável que o médico seja procurado o quanto antes para que se evitem maiores complicações da doença mais comum e que mais mata nesta época do ano.

Serviço

Hospital Octávio Mangabeira: Praça Conselheiro João Alfredo, s/n, Pau Miúdo. Tels.: 3117-1609/3117-1610.

Fonte: Egi Santana l A TARDE

Publicidades