Publicidade

Crak? Diga Não!

O que é?

O crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amónia e água destilada, que resulta em pequeninos grãos, fumados em cachimbos ( improvisados ou não). É mais barato que a cocaína mas, como seu efeito dura muito pouco, acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro, pois seu consumo passa a ser maior.

Estimulante seis vezes mais potente que a cocaína, o crack provoca dependência física e leva à morte por sua acção fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco.

Como é o uso?

O usuário queima a pedra de crack em cachimbo e aspira a fumaça. O crack também é misturado a cigarros de maconha, chamados de piticos.

A dependência?

A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente.

Quais são as reacções do crack? O que ele provoca no organismo?

A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente.

O crack leva 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa a produzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço. Mas, se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, os sintomas da síndrome de abstinência também não demoram a chegar. Em 15 minutos, surge de novo a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra, caso contrário chegarão inevitavelmente o desgaste físico, a prostração e a depressão profunda.

Estudiosos como o farmacologista Dr. F. Varella de Carvalho asseguram que "todo usuário de crack é um candidato à morte", porque ele pode provocar lesões cerebrais irreversíveis por causa de sua concentração no sistema nervoso central.

--Consequências para a Saúde--

Intoxicação pelo metal
O usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack. Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.

Fome e sono
O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência.

Pulmões
A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito.

Coração
A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer

Ossos e músculos
O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.

Sistema neurológico
Oscilações de humor: o crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos. O tratamento permite reverter parte dos danos, mas às vezes o quadro é irreversível

Prejuízo cognitivo: pode ser grave e rápido. Há casos de pacientes com seis meses de dependência que apresentavam QI equivalente a 100, dentro da média. Num teste refeito um ano depois, o QI havia baixado para 80.

Doenças psiquiátricas: em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer, com psicoses, paranoia, alucinações e delírios.

Sexo
O desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade para conseguir ereção.
Há pesquisas que associam o uso do crack à maior suscetibilidade a doenças sexualmente transmissíveis, em razão do comportamento promíscuo que os usuários adotam.

Morte
Pacientes podem morrer de doenças cardiovasculares (derrame e infarto) e relacionadas ao enfraquecimento do organismo (tuberculose).
A causa mais comum de óbito é a exposição à violência e a situações de perigo, por causa do envolvimento com traficantes, por exemplo.

O crack é uma droga mais forte que as outras?

Sim, as pessoas que o experimentam sentem uma compulsão ( desejo incontrolável) de usá-lo de novo, estabelecendo rapidamente uma dependência física, pois querem manter o organismo em ritmo acelerado. As estatísticas do Denarc ( Departamento Estadual de Investigação sobre Narcóticos) indicam que, em Janeiro de 1992, dos 41 usuários que procuraram ajuda no Denarc, 10% usavam crack e, em Fevereiro desse mesmo ano, dos 147 usuários, já eram 20%. Esses usuários, em sua maioria, têm entre 15 e 25 anos de idade e vêm tanto de bairros pobres da periferia como de ricas mansões de bairros nobres.

Como o crack é uma das drogas de mais altos poderes viciantes, a pessoa, só de experimentar, pode tornar-se um viciado. Ele não é, porém, das primeiras drogas que alguém experimenta. De um modo geral, o seu usuário já usa outras, principalmente cocaína, e passa a utilizar o crack por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por falta de dinheiro, já que ele é bem mais barato por grama do que a cocaína. Todavia, como o efeito do crack passa muito depressa, e o sofrimento por sua ausência no corpo vem em 15 minutos, o usuário usa-o em maior quantidade, fazendo gastos ainda maiores do que já vinha fazendo. Para conseguir, então, sustentar esse vício, as pessoas começam a usar qualquer método para comprá-lo. Submetidas às pressões do traficante e do próprio vício, já não dispõem de tempo para ganhar dinheiro honestamente; partem, portanto, para a ilegalidade: tráfico de drogas, aliciamento de novas pessoas para a droga, roubos, assaltos, etc.

Fonte: http://clubedegeog.blogspot.com/



LEIA MAIS...

RIFA DA LOTERIA FEDERAL

RIFA DA LOTERIA FEDERAL
Com a finalidade de angariar verba para os festejos do Senhor Bom Jesus dos Passos, Nossa Senhora dos Navegantes e de Santo Benedito

Prêmio
TV LCD 42 POLEGADAS - FULL HD.

Dia do sorteio
07/07/2010

O valor do bilhete
R$10,00.


Quem tiver interesse em adquirir, é só procurar alguém da Comissão de Festa.

Em Bom Jesus:
Regina, Ana Lúcia, Ninice, Tânia, Camarado:

Em Salvador:
Roque, Heraldo, Edmundo, Zé Carlos, Ari.

Contato:
irmandadebjp@gmail.com ou ascofibjp@gamil.com.

REALIZAÇÃO:

Associação Recreativa, Cultural e Organizadora dos
Festejos Populares e Religiosos da Ilha de Bom Jesus dos Passos


APOIO:

http://irmandadebjp.blogspot.com/

Blog da Ilha de Bom Jesus dos Passos
http://ilhabomjesus.blogspot.com/

LEIA MAIS...

Campanha internacional coleta assinaturas contra tráfico de pessoas na Copa 2010


By Tatiana Félix*

Diversos países já aderiram à campanha "Entre no jogo limpo", promovida pelas irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, através da Rede Internacional de Gênero e Solidariedade (RIGyS). A iniciativa tem por objetivo alertar os organizadores da Copa do Mundo de Futebol 2010 e os torcedores que acompanharão os jogos na África do Sul, sobre o aumento dos casos de tráfico de pessoas em eventos esportivos mundiais. A Copa do Mundo deste ano será realizada entre os dias 11 de junho e 11 de julho na África do Sul, país do continente africano. O momento é de comemoração para os africanos, já que essa é a primeira vez que a África sedia a Copa.

Com a campanha no ar há três semanas, a irmã oblata Roseli do Prado, disse que países como Argentina, México, Venezuela, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Espanha, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Peru, Portugal, França, Porto Rico, Uruguai e Angola, já aderiram à causa.

Segundo ela, as assinaturas coletadas serão enviadas aos dirigentes da Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA), no dia 25 de maio com o intuito de sensibilizar os organizadores da Copa do Mundo de Futebol para os perigos do tráfico.

De acordo com as entidades que atuam na prevenção e combate ao tráfico de seres humanos, a preocupação que este crime ocorra durante a Copa se justifica devido à grande concentração de pessoas, dos mais diversos países e continentes, facilitando a ação dos aliciadores e traficantes, que atuariam mais disfarçada e livremente na busca de novas vítimas.

Vale ressaltar que são as mulheres os grandes alvos da rede do tráfico de pessoas. Depois de aliciadas, elas são exploradas à exaustão para gerarem lucro ao mercado sexual. Na África do Sul a prostituição não é legalizada. Irmã Roseli lembrou que no dia 16 de março a África do Sul promulgou uma lei de combate ao tráfico de pessoas.

Para participar da campanha, qualquer pessoa que se sensibilize e queira auxiliar no combate ao tráfico humano, um crime que faz milhares de vítimas ao redor do mundo, pode assinar a ficha virtual através do link: http://www.rigys.org/por_campa.html.

A religiosa ressaltou que em poucos dias as pessoas interessadas na Campanha Entre no Jogo Limpo poderão conferir também no site os spots que estão sendo produzidos para esclarecer sobre a proposta.

Mais informações pelo site das irmãs oblatas: www.oblatas.org.br.

http://www.adital.com.br/hotsite_trafico/noticia.asp?lang=PT&cod=47402


sds, Leide Manuela Santos Winrock Internacional do Brasil
lsantos@winrock.org.br
(71) 32480701/99029583
LEIA MAIS...

Contato - Fale Conosco


Fale conosco através do e-mail: ilhabonja@gmail.com
LEIA MAIS...

BINGO BENEFICENTE REALIZADO

O bingo beneficinte foi realizado e houve uma boa participação dos populares.

GRUPO DE SAMBA DE RODA
PEGADA DO VOVÔ

O Bingo foi prestigiado por um novo grupo de samba de roda que foi lançado em "Bonja", o nome do grupo é: "Pegada do Vovô" e é composta por: Sidinho, Marcelo, Nil, Ed, Arilton,Claudio, Thiago, Edvan e Léo. Contatos: 3297-3272/8135-8257.

FOTOS:




LEIA MAIS...
Publicidades