Publicidade

30 de outubro de 2013

A triste situação do Posto de Saúde da Ilha

clique na imagem para ampliar
O Posto de Saúde da Ilha de Bom Jesus dos Passos na verdade, é uma Unidade de Saúde da Família ainda não pode ser chamado de Posto de Saúde. Recentemente, a Unidade passou por uma nova direção, que está conseguindo com muitos esforços melhorar alguns serviços.

O Programa de Saúde da Família vê a família como um todo. Hoje já existe um sistema de regulação online para a marcação de consultas (até Acupuntura), exames e demais procedimentos médicos, que já está implantado na Unidade PSF de Bom Jesus.

Muitos exames que não existiam já estão sendo feitos na Unidade depois que a nova direção tomou posse, tais como: Teste do Pezinho, Exames para detecção de Sífilis, Exames e Consultas Pré-Natal (inclusive Teste Gravidez), Exames para detecção de Glaucoma e cirurgias de Catarata, muitas já foram marcadas, inclusive com a distribuição gratuita de medicamentos, que são os colírios. A cobertura vacinal de 100% da ilha já foi atingida. Palestras com trabalhos educativos em parceria com a escola do município e com o Cras são executadas.

Consultas e visitas domiciliares diárias à pacientes acamados é rotina. Assim como os curativos aos pacientes impossibilitados de ir à Unidade são feitos todos os dias religiosamente, em suas casas.

Os Postos de Saúdes do município de Madre de Deus não querem mais atender os moradores da Ilha. Isso tem causado um enorme transtorno, além do trabalho árduo que os pacientes têm para se deslocarem, pois muitas vezes precisam ter que ir para Salvador fazer suas consultas e exames. Ou então, esperar pelo o pior, para ser atendido nas emergências dos Hospitais de Madre de Deus ou de Candeias.

Claro que nem tudo é ruim ou péssimo, temos que ser imparciais neste momento, e explicar que muitos dos funcionários do Posto de Saúde, inclusive a direção, estão fazendo o que podem e tudo que está aos seus alcances para atender bem a comunidade de Bom Jesus dos Passos. Hoje a equipe da Unidade conta com: a Direção de Edinaldo, com os funcionários do Apoio Administrativo, 4 Agentes de Saúde, 3 Técnicos de Enfermagem, 2 Auxiliares de Enfermagem, 1 Enfermeira, 1 Odontologista, Dr. Humberto que atende durante dois dias na semana, e 1 médica, Dra. Cíntia que começou a atender durante quatro dias na semana, porque um dia da semana será dedicado à Paramana.

Internamente, o posto está até bem conservado, contudo as cadeiras de espera que ficam na recepção estão precárias, mas a pior situação é a externa (fotos). O esforço da Direção tem sido grande em buscar solucionar os problemas da Unidade, mas não depende apenas dela, pois os maiores responsáveis em manter o funcionamento adequado da Unidade são a Prefeitura de Salvador, a qual a ilha pertence, ou melhor, a Secretária de Saúde do Município do Salvador - SMS.

Segundo fontes seguras, informar que a PSF da ilha será contemplada pelo o Programa de Reformas das Unidades de Saúde de Salvador que já está acontecendo em muitas Unidades dos municípios. O que se sabe por enquanto, é que a Unidade de PSF da Ilha de Bom Jesus dos Passos será contemplada com a reforma, na 2ª Etapa desse Programa.

A comunidade de Bom Jesus precisa de uma saúde de qualidade, e apesar de muitos esforços estarem sendo feitos, ainda está longe de ser um bom Posto de Saúde. Por isso, se houver a união de todos os moradores, dos amigos, da Direção do PSF, e das Associações da comunidade, além da busca constante e da participação popular do povo nas políticas públicas, Bom Jesus Chegará lá. Só assim, com a união de todos é que a gente vai conseguir consolidar um Bom Jesus mais agradável e saudável ainda de se viver.

Vamos cobrar meu povo! O povo cobra dos seus representantes e os representantes cobram do Poder Público.

Vejamos algumas fotos: 

Por Felipe Sant'Anna
Publicidades